KMB Rodízios

(11) 2703 - 5745 / (11) 99483 - 6479

vendas@kmbrodizios.com.br

Rodízio Fixo

Os rodízios são acessórios semelhantes a rodinhas, que podem ser aplicados na parte inferior de diversos produtos com o objetivo de facilitar sua movimentação. Estes rodízios podem ser de dois tipos, sendo eles o rodízio fixo (rodinha fica travada em apenas uma posição) e o rodízio giratório (rodinha possui liberdade de giro de 360°).

O rodízio fixo é um item muito utilizado no produto final da indústria moveleira, sendo um componente comum em racks, estantes, gaveteiros, entre outros, de modo que sua presença facilite o movimento de objetos pelas residências.

São comumente utilizados também em uma grande variedade de indústrias, principalmente nas áreas de almoxarifado e expedição, onde há muita movimentação de materiais leves e, principalmente, de materiais pesados, onde a presença de rodízios em carrinhos e escadas plataforma, por exemplo, são indispensáveis para a ergonomia dos colaboradores que fazem a movimentação destes materiais.

Funcionalmente, o rodízio giratório possui as mesmas características de uso do rodízio fixo, porém, por ter a liberdade de giro, ele é responsável por dar direção durante o movimento.

Para a correta utilização deste componente deve-se garantir que ele esteja corretamente dimensionado para o uso ao qual estará sujeito. Assim, para o correto dimensionamento de um produto que venha a usar o rodízio fixo e/ou giratório, é necessário ter em mente alguns fatores como: tipo de piso em que o rodízio irá trabalhar, carga que ele deverá suportar e necessidade ou não de freio.

Estes três fatores são importantes, pois sabendo o tipo de piso, será definido o material e acabamento do rodízio (rodízio de aço com acabamento de PVC, ou rodízio de PP sem acabamento, por exemplo), de modo que ele apresente maior durabilidade e capacidade de absorção de impactos, possibilitando, por exemplo, o carregamento de materiais mais pesados e delicados.

Sabendo a carga, será verificado se o rodízio realmente será capaz de suportar o peso do que será transportado e, com a necessidade ou não de freio para o caso de o produto precisar, por qualquer motivo, ficar estacionado em uma área de declive, proporcionando segurança a quem está transportando o material.

Desta forma, tanto o rodízio fixo quanto o giratório são componentes de extrema importância para o uso residencial e industrial, auxiliando na ergonomia durante o transporte de móveis, produtos e materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *