KMB Rodízios

(11) 2703 - 5745 / (11) 99483 - 6479

vendas@kmbrodizios.com.br

Rodízios fixos e otimização de processos em cozinhas industriais

Processo industrial é o conjunto de etapas que determinada matéria prima deve passar para chegar ao estado final almejado. O levantamento de todas as atividades de um processo começa desde a extração da matéria prima e termina quando o produto já tem a forma indicada para uso. Essa manipulação pode ser mecanizada, automatizada ou manual. Em alguns segmentos industriais a manipulação da matéria prima, subprodutos e produtos recebe uma importante atenção, no que diz respeito a otimização de processos. Como por exemplo, é o caso de cozinhas industriais. Os alimentos passam de uma etapa para a outra, passando para o processo subsequente, por carros de apoio (para transporte de caixas, pratos, talheres, etc), carro para alimentos, estantes com rodízios de forma a facilitar o transporte de grandes volumes.

Estes equipamentos são construídos atendendo a várias exigências sanitárias, por exemplo, toda a estrutura em contato com os alimentos deve ser inoxidável visando processos de higienização simplificados e eficientes. Além da preocupação sanitária, o responsável pela criação de cada etapa do processo deve se preocupar com a facilidade de movimentação do equipamento, por isso estes carros de apoio para cozinhas industriais são projetados com um par de rodízios fixos e um par de rodízios móveis, pois esta configuração garante maior estabilidade em trajetórias retilíneas e excelente conforto para fazer manobras.

O tipo do revestimento das rodas dos rodízios fixos e móveis também merece grande atenção de acordo com a característica da atividade, que no caso será sobre pisos lisos, mas com a presença de líquidos e gorduras por conta dos vapores exalados do processo de cocção dos alimentos. E dentro da variedade de materiais para rodas existentes, o responsável pela estruturação do processo de produção dentro desta cozinha industrial, deve estar atento na escolha do material das rodas dos rodízios fixos e móveis de cada equipamento, garantindo boa aderência mesmo em condições adversas. Desta forma evita-se perdas de tempo excessivo por deslocamento, evita o cansaço físico precoce para o usuário do equipamento ou até mesmo acidentes, pois em uma manobra o carro auxiliar pode esbarrar em alguém ou em um outro equipamento, caso as rodas dos rodízios fixos e móveis não ofereçam boa aderência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *