KMB Rodízios

(11) 2703 - 5745 / (11) 99483 - 6479

vendas@kmbrodizios.com.br

Rodízios giratórios e sua interação com o layout fabril

Toda linha de produção tem a necessidade de conhecer com exatidão cada etapa do processo de fabricação de qualquer material para que perdas e desperdícios não ocorram, seja na movimentação de matéria prima, na movimentação de produto para próxima etapa ou na busca de equipamentos e ferramentas. Sendo assim, configurar um tipo de arranjo físico ou layout vai impactar diretamente nos custos de fabricação de qualquer tipo de produto, podendo ser o arranjo do tipo posicional, por processo ou funcional, por produto, em linha ou celular.

Esta escolha deve ser pautada na segurança, extensão do fluxo, clareza do fluxo, conforto para os funcionários, coordenação gerencial, acessibilidade, uso do espaço e flexibilidade de longo prazo. A mobilidade de determinados objetos ou equipamentos também promovem fluidez, segurança e redução de tempo de locomoção no chão de fábrica, como por exemplo porta ferramentas, carros para transporte de produtos parciais ou equipamentos que não são usados com muita frequência, quando dotados de rodízios giratórios, podendo ser transportados facilmente para qualquer lugar.

Instalar rodízios giratórios de qualidade em porta ferramentas, por exemplo, pode parecer uma preocupação exagerada, mas sabendo do peso de cada ferramenta e do peso do conjunto, percorrer longas linhas de produção arrastando estas ferramentas com rodízios de má qualidade, impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados e problemas de saúde relacionados ao trabalho. No caso de transporte de matéria prima, existem segmentos ou empresas que não podem usar sistemas mecânicos motorizados para fazer este transporte, fazendo-o manualmente, com paleteiras manuais ou com carros de mão.

Para os processos de movimentação manual, a qualidade estrutural, a qualidade do projeto e dos materiais do rodizio giratório, vão impactar diretamente na segurança, acessibilidade e no conforto do processo, como é o caso dos rodízios giratórios com rolamentos esféricos, que proporcionam estabilidade em manter trajetórias retilíneas e oferece conforto para o usuário ao realizar manobras. O material das rodas do rodízio também merece muita atenção pois dependendo da qualidade da superfície do piso, podem oferecer maior ou menor facilidade na execução das manobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *