KMB Rodízios

Cálculo de carga

CÁLCULO DE CARGA

Para que nossas rodas e rodízios sejam utilizados de maneira a atingir corretamente seus  objetivos sem prejuízo ao desempenho, o cálculo de carga se torna algo importante neste  trajeto e deve ser respeitado, avaliando ainda as condições ambientais, intensidade de       movimentação, espaço para manobras, fixação e uso. Iniciaremos pelo cálculo da carga:

Além da carga suportada e das condições operacionais, diversos fatores impactam o desempenho real do rodízio no ambiente — veja a seguir os principais itens que devem ser considerados:

O diâmetro da roda influencia a movimentação: em geral, quanto maior o diâmetro, menor o esforço necessário para superar obstáculos.

Rodas rígidas rolam com maior facilidade e exigem menor esforço para movimentação. Já as rodas macias exigem maior esforço, mas protegem a carga de trepidação e não danificam o piso.

Rodas com rolamento se sobrepõe as rodas com furo passante ou bucha de nylon quando aplicadas à cargas médias e pesadas, para as demais, o furo passante ou bucha são as mais indicadas.

A altura total da estrutura interfere diretamente no centro de força: estruturas mais altas geram maior alavancagem e esforço lateral, reduzindo a carga efetiva suportada pelo rodízio — leve isso em conta no dimensionamento.

Piso: o tipo de piso (concreto, asfáltico, terra etc.), o seu estado de conservação, desníveis e obstáculos devem ser levados em consideração. Pisos muito irregulares diminuem a vida útil do seu rodízio, e neste caso, deve-se optar por rodas que apresentam maior absorção de impactos para um melhor desempenho.

Forma de movimentação: pode ser manual ou mecânica. Na primeira a movimentação é feita pelo operador e costuma ter a velocidade de até 4km/h (uma pessoa andando); na segunda, a movimentação é feita normalmente com aparelhos motorizados que aumentam a velocidade de movimentação e, nesse caso, é essencial o uso de rodas com rolamento.

Condições ambientais: devem ser levadas em consideração, principalmente, quando houver contato direto com produtos químicos e ambientes úmidos, que diminuem a durabilidade do rodízio, e altas ou baixas temperaturas de trabalho. Ambientes com muito cavaco ou rebarba sugerem o uso de rodas mais rígidas, pois essas sofrem menos penetração, e em ambientes que exigem menor ruído ou vibração sugerem o uso de rodas macias.

Intensidade de movimentação: são consideradas movimentações normais aquelas que ocorrem de maneira periódica e intercalada, enquanto movimentações intensas e em grandes períodos sugerem a utilização de rodízios com maior capacidade de carga.

Espaço para manobras: quando o espaço para manobras é amplo, deve-se optar por conjunto de rodízios fixos e giratórios. Entretanto, em locais com menor espaço são ideais os rodízios giratórios e de preferência com diâmetros maiores.

Gostaria de receber outras informações? Envie email para vendas@kmbrodizios.com.br.