KMB Rodízios

(11) 2703 - 5745 / (11) 99483 - 6479

vendas@kmbrodizios.com.br

A importância do uso do pé nivelador

Pé nivelador é um dispositivo mecânico que é instalado nas máquinas, equipamentos ou móveis para facilitar sua instalação ou acomodação, devido as imperfeições do piso em que são instalados. Geralmente são fabricados em aço, com haste dotada de rosca e uma base, que pode ser revestida de um material aderente. A rosca da haste é o que permite a regulagem da altura de cada pé nivelador, gerando uma harmonia geométrica entre o conjunto de sustentação e a estrutura do objeto sustentado.

E por que usar pés niveladores?

Um exemplo doméstico da grande importância do uso do pé nivelador é a máquina de lavar roupas. Quando, no momento da instalação as recomendações de alinhamento dos pés da maquina são ignoradas, no ciclo de centrifugação da roupa a máquina acaba se deslocando pela área da lavanderia. E no caso das máquinas de lavar com carregamento frontal, esta situação pode ser mais perigosa, pois neste ciclo, obrigatoriamente a máquina trabalha com a carga totalmente desalinhada dentro do tambor, gerando forças e esforços que além de deslocar todo o conjunto, gera solicitações de forças que diminuem a vida útil de todo o equipamento.

Na indústria, os equipamentos possuem mais ciclos de uso do que um equipamento doméstico. Por isso, o nivelamento da base do equipamento é uma atividade da equipe de manutenção diretamente ligada a economia. Pois um equipamento que não foi devidamente nivelado tem seu centro de gravidade (ou ponto de equilíbrio) deslocado. E este deslocamento do centro de gravidade em um equipamento de elevada complexidade (dotado de vários subconjuntos, cada um deslocando em uma direção) como no caso das máquinas ferramentas, gera esforços ou solicitações de forças em regiões que não foram projetadas para suportar estas cargas. O resultado destas forças geradas pelo desalinhamento é a perda precoce da exatidão e redução da vida útil do equipamento. Um sinal de que o equipamento pode estar desalinhado é quando há desgaste em algum conjunto ou a estrutura de sustentação sofre alteração de sua geometria original.

O desalinhamento não causa somente danos na estrutura, gera desperdícios, como o caso das balanças. Se o pé nivelador da balança não está devidamente regulado, ao aferir a massa a carga sofre uma deflexão na componente da força peso (que deve ser perpendicular ao nível do solo, apontando para o centro da Terra), fazendo com que parte do peso do objeto aferido pela balança seja transferido para componentes horizontais, resultando em uma aferição da massa menor do que a real. A partir daí podemos imaginar que esta balança gerará desperdícios de material, e no caso de equipamentos cuja a estrutura depende do valor da carga aplicada, poderão sofrer danos causados pela sobrecarga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *